Acredito que realmente o homem está destruindo o mundo
Eu não sou muito boa em me recordar de acontecimentos com datas e tamanho do estrago, mas não me recordava de uma chuva como a de terça-feira, dia 8 de dezembro. A cidade de São Paulo simplesmente parou, literalmente. Até agora foram registradas 23 mortes no Estado. Segundo o UOL "desde o começo do mês, 14 pessoas ficaram feridas e mais de 3,2 mil tiveram de deixar suas casas em 35 municípios".
De acordo com CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), o volume acumulado de chuvas desde o início de dezembro é de 143,1 mm. Só na terça, choveu 75,8 mm na cidade. O equivalente a 37,7% da média prevista para todo o mês.
O Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), teve uma perda de aproximadamente 70 toneladas de melancias, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira. O número corresponde a 10% dos produtos do setor, o mais afetado pela enchente.
A culpa deste estrago, que nem relatei por inteiro, é da tal Zona de Convergência do Atlântico Sul. As ZCAS, caracterizadas por uma faixa de nuvens que se estende desde o Amazonas até o litoral do Sudeste, costumam deixar o tempo nublado por vários dias seguidos e provocar longos períodos de chuva associados a queda de temperatura. Esta zona de convergência começou a atuar sobre o Estado de São Paulo na quinta-feira (3) da semana passada. De acordo com o meteorologista Gustavo Escobar, do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o fenômeno chegou a enfraquecer no sábado mas, na última segunda-feira, voltou a ganhar força por influência de uma frente fria que passava pelo oceano.
Mas fica aqui a minha pergunta: têm razão os especialistas que dizem que nós, seres humanos, estamos acabando com o clima?
Semana que vem começam as discussões sobre o clima em Copenhague, na Dinamarca. Mas até isso já está gerando discussão e dúvida sobre o real propósito deste encontro. A ex-governadora do Alasca, Sarah Palin, quer que Barak Obama, presidente dos EUA, boicote a reunião por acreditar que é uma "conferência politizada". E o caso "Climagate", o escândalo gerado pelo roubo de e-mails sobre a mudança climática, trocados entre cientistas britânicos? As mensagens, roubadas por um pirata virtual que invadiu a rede da Universidade de East Anglia (Reino Unido), aparentemente apontam para uma suposta manipulação de dados para dar uma "aparência" mais grave ao aquecimento global. E agora?! Em quem acreditar?
Bem, nós, meros mortais, teremos de esperar as cenas dos próximos capítulos, mas eu acredito, que tem muita gente envolvida e querendo camuflar a grande catástrofe que pode acontecer com o mundo.
É isso.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Natureza?!
Postado por Ana Souza às 17:16:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário