segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Água? Que água?!

Só mesmo quando faltar, de verdade, é que daremos valor.

É certo que já estamos "carecas" de ouvir que a água é finita, mas parece que tem gente que não sabe o que esta palavra significa. Não é pouco o que a mídia ensina sobre poupar, mas ainda vejo o povo esbanjando água adoidado.

Lavar a calçada, como se estivesse varrendo toda a sujeira ali depositada é de enlouquecer.
Será que não dá para a dona de casa varrer primeiro a calçada e depois usar um balde para terminar o serviço?
Será que precisamos tomar banhos intermináveis?
É hora de tomarmos conciência da situação. É hora de sermos uma humanidade civilizada e adulta.
Alguns exemplos para evitar o desperdicio de água:
  • Evite tomar banhos demorados. Cinco minutos de chuveiro são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
  • Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o derperdício.
  • Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.
  • Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. "Varrer" a calçada com a mangueira só traz desperdício. Para regar plantas, use sempre balde ou regador.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.
  • Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.
  • Verifique os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muito prejuízo. Veja alguns exemplos de quanto uma torneira gasta pingando durante todo um dia:

Gotejanto - 46 litros

Aberta em 2mm - 4.512 litros

Aberta em 6mm - 15.400 litros

Aberta em 12mm - 33.984 litros

  • Dicas para teste de vazamento:
    No vaso sanitário - jogue cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento.
  • No hidromêtro - quando a caixa d'água estiver cheia (já não vai haver barulho de caixa enchendo) feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água e deixe aberto os registros na parede. Anote o número que aparece no relógio. Espere cerca de uma hora e confira novamente. Se o número mudar é porque há vazamento na casa.
  • Se você colocar essas pequenas práticas do seu dia-a-dia terá uma boa economia no fim do mês e mais importante do que isso é contribuir para preservação desse líquido essencial para a nossa sobrevivência. Seu papel é muito importante e se todos pudessem exercer essa contribuição o nosso futuro agradece.
    Fonte: Aesbe
Se todos nós fizermos a nossa parte, teremos um futuro melhor. E isto não é um discurso de uma defensora da natureza. É a mais pura realidade que estamos vivendo. Se a humanidade não se humanizar, não teremos um lugar para morar. Não teremos nosso planeta. Não teremos futuro.
É isso.

Um comentário:

Na Verdade Vida a Dez. disse...

Aninha.
Por que vc não faz igual ao Diogo Mainarti (colunista da Veja),escreva matérias denunciando a podridão e tenta salvar a profissão. Pelo menos vc pode dizer que tentou e também vai se divertir.
Toda profissão ou lugar tem sempre o mau caráter, o desagregador, disso nunca ninguém vai escapar.
Você tem o dom da palavra e da escrita então vá a luta, o mundo precisa de gente do seu estilo.
Não cruze os braços e fique reclamando, vá a luta que a batalha é árdua mas é boa.
Cristo sabia o que ia encontrar da humanidade, mas mesmo assim ele foi a luta, mesmo sabendo que iriam matá-lo.E você não vão te matar, só te contestarão e irão até debochar mas aí é que está o bom da coisa, você vai fazer algo de útil e batalhará. Servirá de exemplo p/ sua filha,marido,família e amigos.

Erros!!